quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Será que essa é uma fórmula escolar para quem quer aprender? Jonas Rafael Ludwig

Será que somos alunos ou estudantes? Será que muitos não querem estudar, ou tem dificuldade para aprender? Quanto tempo alguém em uma sala de aula consegue ouvir alguém se explanando? Até onde nós podemos confiar num colega que está na mesma classe, que tira notas mais baixas, que tem menos graduações que nós? E até aonde se consegue explicar daquilo que se lê de um livro?

Numa sala de aula, quanto menos alunos, melhor para se aprender e quanto mais alunos, mais conversas paralelas e menos condições de aprendizado. Para isso também contribui, se “panelinhas” estão juntas, as classes (mesas e cadeiras) se juntam com a do colega, com isso a sala fica desorganizada, e além disso, há muita conversa paralela que atrapalha a explicação do assunto, isso é bom para fazer fofocas e não para o aprendizado (na grane maioria dos casos).

Perguntas pertinentes são interessantes para o aprofundamento do conhecimento. Um momento de descontração de 2 a 4 minutos é interessante de hora em hora, mas essa descontração precisa ser feita dentro da sala de aula. Se um aluno sai da sala, com certeza a aula não é interessante (pelo menos para aquele que sai), pois é preciso agüentar umas 2,5 horas na sala. Se Você tem muita sede, leve uma garrafinha de água para a sala. A ida ao banheiro se faz no intervalo proposto no horário, a não ser que alguém tem problemas quanto a isso.

A PROVA, eis aí o temor para a maioria dos que estão numa instituição de ensino. Mas será que esse temor devia acontecer? A prova, e não o trabalho, seria uma revisão daquilo que foi exposto (conteúdo) para a turma. O professor não Pode fazer uma prova de uma coisa que não foi explicado ou estudado na sala de aula. Para que o conteúdo seja bem passado na sala de aula, os sujeitos a quem o conhecimento é passado precisam concentrar-se durante a aula, e caso o estudante não consiga fazer toda a apreensão do conteúdo, é preciso fazer uma revisão detalhada do conteúdo daquilo que não se aprendeu, num horário extraclasse, ou perguntando ao mestre, ou a um colega que entendeu. Entendendo o conteúdo, já é possível ir tranqüilo para uma prova. Também, quando possível, se todos tem o conhecimento presente, fazer grupo de estudo, explanado-se a matéria para a prova, o conhecimento num estudo em grupo poderá ser muito mais duradouro.

Na perspectiva de confiança num colega, consegue-se confiar nele quando ele explana bem o seu assunto. É preciso que se ensine conceitos bem claros, e isso depende muito da preparação da matéria pelo responsável, que precisa ler e relar o texto, quantas vezes seja necessário, retirar os tópicos e explica-los, é muito bom que se faça já uma pré-apresentação para Você mesmo (talvez na frente do espelho) ou para qualquer outra(s) pessoa(s). A apresentação se torna chata, se entramos numa sala e precisamos ouvir alguém que se expressa muito mal diante da turma, será uma apresentação pouca proveitosa para todos que a assistem e a sua nota não será boa. Quero falar Concentre-se na sala de aula, pensando somente na matéria que se está apresentando. Com certeza há muitas coisas a mais para expressar, nem todas as perguntas aqui feitas, ganharam uma tentativa de explicação, mas por enquanto questione isso.

Jonas Rafael Ludwig

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