quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Felizes as mulheres atuais Jonas Rafael Ludwig

Estando em um determinado lugar final de semana, ouve-se uma queixa, é apenas mais uma queixa de mulher, mas é em tom de brincadeira. Desta vez foi que as leituras das celebrações católicas dominicais estavam, nessas ultimas semanas sendo muito machistas.

Ai discutindo mais a fundo esse contexto chaga-se claramente a conclusão porque é que há leituras bíblicas tão machistas. Olhando a história percebe-se que na antigüidade, ou talvez nem ha tanto tempo assim, o que predominava, mandava e servia para alguma coisa era o Homem, e isso está claramente presente na bíblia, desde o momento da criação, onde Eva surgiu de uma costela de Adão, não que isso tenha acontecido, mas já mostra a clara superioridade do Homem sobre a Mulher.

Podemos considerar que mesmo que algumas mulheres reclamem ainda de que haja uma superioridade de direitos dos machos, no mundo cristianizado a mulher possui privilégios consideráveis, ao contrario do mundo muçulmano, onde cada um pode pesquisar ou acompanhar em algum noticiário, a atual situação das mulheres nesses estados.

As mulheres que hoje tem aproximadamente 60 anos ou mais, com certeza podem dar um belo testemunho do que viveram como mulheres e da superioridade da raça masculina. Pelo que se percebe a mulher, até por volta dos anos 1950 tinha a missão de dar muitos filhos, ou seja, de reproduzir, e as mais privilegiadas eram freiras ou irmãs, e porventura alguma professora, mas ara muito restrito a área de atuação feminina, quase se restringindo a trabalhos caseiros, (imagine naquela época uma juíza de futebol).

Felizmente as mulheres mais jovens, moças e meninas, podem dar graças, porque essa situação mudou, e hoje se alcançou um avanço incomparável, as mulheres conseguiram o direito de voto, de faculdade, ocupam a maioria dos cargos em varias alas de trabalho e a participação vem aumentando cada vez mais. Não se queixem pelas coisas que ainda estão ruins, mas lutem e continuem avançando, dêem graças a Deus, por viver nessa época, onde já possuem vários privilégios, mas com certeza há muita coisa a conseguir ainda.

Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário