quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Por que houve, há e haverá pobreza, será que não tem solução? Jonas Rafael Ludwig

Às vezes me pergunto, como é que num mundo desenvolvido, estudado, rico e com vida, podem existir pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, uma coisa que apenas pensada, deveria ser um absurdo, uma coisa como falar que o rio Grande do Sul é quadrado, é inaceitável que no mundo haja fome, falta de abrigo, nudez, pessoas sem dignidade, desrespeitadas, e sujeito a muitos outros males desumanos.

Você já passou fome? Imagine Você não comer bem 1 dia, 1 mês, 1 ano, a vida toda, ou comer terra, farinha com qualquer água, ou enfiar na boca o que vem pela frente para encher o “bucho”. É assim que vivem milhares de pessoas no mundo, principalmente na África, o continente esquecido, sem esperança, que tal você se imaginar como nascido no Congo, foi apenas um acidente ter nascido no Brasil, poderia ter sido lá.

Com certeza, sem fazer uma pesquisa aprofundada, cada pessoa do mundo poderia viver com R$750,00 reais no mínimo, uma vida digna a todas as pessoas. Por que não se faz uma campanha global para acabar com a pobreza? Por que isso é impossível? Por que tanta pobreza, que gera mais um amontoado de coisas ruins? Por que é preciso ser tão capitalista, claro não estou pregando um socialismo, uma igualdade absoluta nunca vai ter, nem no céu há (tem anjos, arcanjos, serafins, querubins...), mas é possível ao menos diminuir as diferenças e não ter mais ninguém humano viver na miséria.

O que o mundo faz para combater a pobreza? Cria-se ONGs (organizações não governamentais), mas muitas desviam recursos para seu próprio beneficio, você já viu quantas ONGs agindo? Tem-se a ONU (organização das nações unidas), composta de três países (três votos), mais a união européia (que tem direito a um voto), se algum países reprovar alguma proposta, essa questão já será rejeitada, e ainda a ONU costuma fazer uma guerra, quando há ameaça de perca de poder, principalmente doa EUA, e isso faz com que aumente ainda mais a pobreza. E por fim, apresento também o Governo como combatente da Pobreza, mas por experiência própria, sabe-se que muitas vezes distribui dinheiro para quem não quer trabalhar, ou para “fantasmas” (claro, muita ajuda do governo tem o destino correto), Você mesmo sabe que você pode ser um beneficiado (desses programas) que não precise disso, que tem muito mais condições que outra pessoa, que também é honesta e que necessita mais disso, a ética sua poderá ser diferente daquela que está imperando, se é que há alguma ética ainda. Seria tarefa da Igreja? Que procura se estabelecer num local missionário, que já faz campanhas missionárias, onde nós podemos ajudar, porém essa instituição não tem o dinheiro por si, é preciso a nossa colaboração, e que é insuficiente para acabar com toda a pobreza (na verdade muita pouca pobreza se acaba), seria talvez a instituição que tem menos poder para o combate a pobreza.

É complicado, o que Você acha? Numa opinião própria, não é impossível acabar com a pobreza, criar um novo mundo, um mundo mais justo, com certeza é uma utopia, não deveria ser. Quem sabe um dia todos irão viver dignamente, depende primeiramente daqueles que são os mais apreciados, que estão no “topo”, que tem poder. Reflita se é isso e veja o que pode ser acrescentado.

Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário