quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Prostituição, necessidade ou privilégio? Jonas Rafael Ludwig

O significado do verbo prostituir, segundo o minidicionário Luft é 1- Entregar (-se) ao ato sexual por dinheiro, 2- Degradar (-se), aviltar (-se) = (humilhar-se ou rebaixar-se).
Com isso percebe-se um tanto que a pessoas prostitutas fazem esse “comércio” por necessidade, que não acharam ouro emprego, que precisam ajudar de algum modo no sustento da família. Em geral pessoas com mais necessidades são utilizadas numa casa de prostituição, pois é mais fácil o dono da boate chegar e fazer um convite de emprego para alguém que tem uma menor possibilidade de se sobressair na vida, que tem poucos objetivos profissionais, que simplesmente utiliza a frase “deixa a vida me levar, vida leva eu”, que pertence a parte da letra de uma musica de Zeca Pagodinho, parece ser difícil que um “empresário” desses chegue a uma família de elevada condição social, e fizesse uma proposta dessas. Porém, com as desuniões das famílias, onde os filhos não devem mais satisfações aos pais, essa realidade está mudando, e cada vez mais, pessoas com cabeça imatura e elevada condição social, estão se envolvendo nesse mercado.
Então, cada vez mais pessoas de classes mais favorecidas estão penetrando nessa profissão de prostituição, da a entender que os “programas” estão virando artigo de luxo, as pessoas não são mais assim tão “pescadas” para se prostituir, e sim, há a opção própria de querer isso, até houve boatos de querer aprovar na câmara um projeto de lei que regulamentasse a profissão, com direto a aposentadoria. Será que é justificável, um projeto desses, que não traz vantagem nenhuma a população, a não ser um bom enriquecimento do dono dessas casas de dinheiro jogado fora?
Outra questão muito chamativa, é a chamada prostituição internacional, “uma maravilha”, e há alguns fatores que contribuem para isso, são eles; 1° como o Brasil tem as mulheres mais lindas do mundo, há muita atenção voltada para elas; 2° o Brasil é um país em desenvolvimento, e muitas pessoas não tem uma condição de vida bastante elevadas; 3° o sonho dos brasileiros é ir para o exterior, viajar para fora é bom, mas a opção de TR um trabalho no exterior é perfeito (principalmente para aqueles que nem tinham condição de viajar). Isso ocorre, pois muitas dessas opções de trabalho que aparecem para ir ao exterior do nada estão ligadas a prostituição. Algumas vezes chegam noticias, “Brasileiro (a) é detido (a) no aeroporto da Espanha”. Infelizmente muitos brasileiros em passaporte para ir estudar no exterior, mas acabam parando nesses lugares de prazer passageiro, claro que de vez em quando ocorrem erros, e a policia pega a pessoas errada.
Na prostituição, a pessoas se torna escrava, pode até estar recebendo um bom salário (poucos), mas os atos são todos controlados, aparecendo noticias de pessoas que sumiram, e muitas vezes são ligadas a prostituição, que também em algumas oportunidades envolve o trafego de drogas, tudo ligado a falta de liberdade e na verdade, as poucas são as noticias que aparecem nos meios de comunicação, mas muitos são os casos que simplesmente são encobertos. Querendo, as pessoas conseguem se dar melhor em outra função de trabalho, eu não seja a prostituição, donde pode se concluir, que talvez em muitos casos a questão de necessidade ainda vale, mas a palavra final, o sim ou não, é dada por cada pessoa. O ideal é que cada uma seja cidadão, seja cidadã, que exerça com dignidade seus direitos e deveres, e dê um sentido a vida que não seja uma pessoa erotomaniaca ou ninfomaníaca.
Jonas Rafael Ludwig

Um comentário:

  1. Olá Jonas, tudo bem? :D
    obrigada pelo comentário em meu blog, obrigada pelas perguntas, e desde já, desculpas por responder em forma de comentário :)

    Bem acho que sim, todos nós, estamos sujeitos a agir com um falso moralismo em várias situações. Considero o ser humano egoísta (sei que pode parecer um pouco brusco falar dessa forma, mas poderemos conversar sobre isso outra hora), e por ser egoísta acaba agindo dessa forma.

    Não, ainda não tive a oportunidade de assitir ao filme 2012... mas e você viu? O que achou?

    abraços e obrigada por ler meu blog!
    até mais!

    ResponderExcluir