quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quem vai dar conta? Jonas Rafael Ludwig

Há alguma coisa que não está de acordo com a formação de parte dos sujeitos desse mundo. Por exemplo, como é possível haver Sujeitos que se envolvem no mundo das drogas e fantasias nos dias de hoje, e transformam-se em pessoas que não tem mais valor social. A que se deve isso? Será que há solução?
A educação deve e precisa ser começada em casa, ai uma das vantagens de uma família bem constituída, com valores é ticos corretos, e até muitas vezes educando os filhos no “duro”. Pois, num determinado momento da vida, esses seres vão ao colégio, se misturam com colegas, e aí devido a formações muito diferentes, vão ocorrer atritos, e quanto mais diferença na formação inicial, mais problemas para a escola conciliar. E não dar uma educação familiar tira mais ainda alguma tradição que o “ser” possa seguir ou ter como certeza.
Diante das conciliações que precisam acontecer, parece que também na escola está se colocando um sistema educacional muito liberal, sem se preocupar em, formar um sujeito, equilibrado e inteligente. Não se está conseguindo conciliar as varias formações com que os acadêmicos chegam ao colégio e não há como punir o aluno. Por exemplo, o caso vergonhoso de um aluno pichando uma escola recém pintada no RS, e os pais defendendo-o, antigamente isso ia dar chicote na certa, para onde será que estamos indo?
A linha de pesquisa (na maioria dos lugares) é se preocupar em jogar conceitos, e quando o aluno sai da sala, dane-se (não é assim só quanto ao estudo). A formação que esse tem na família, a trajetória de vida, muitas vezes é desconsiderada. Pois o que interessa é ir à escola, se não o conselho tutelar vem na casa, é preciso ir a escola, o resto, se aprovar ou passar é acidente infelizmente. Há casos de alunos que podem ir tão despreocupados à escola que tem até aprovação automática, e por isso há casos aonde o aluno chega ao 3° ano do 2° grau e não sabe formar uma frase com sujeito e predicado, as redações são um caos.
Parece que é a escola que está se adaptando ao aluno, e não o contrario, se fosse o contrario, acredito que a qualidade de ensino poderia ser muito mais proveitoso, aqueles que o necessitam. O sistema padrão de ensino proposto pelo MEC é único para todas as escolas, mas percebem-se grandes diferenças entre as escolas de determinada região, sem falar das diferenças que ocorrem nos estados.
O essencial é que as coisas variam de escola para escola, cada um faz o que quer, os professores muitas vezes se sentem rejeitados, desprezados, devido a fatores como desinteresse de alunos, não atingimento de metas, baixo salário, assim como outros profissionais que se desmotivam. Que se preocupam em cumprir o seu horário, e não na formação de um todo do Ser Humano.
Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário