quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Enem, O futuro está em jogo. Jonas Rafael Ludwig

Diante mais um Enem, que o correrá nos dia 05 e 06 de dezembro, muitos adolescentes estão colocando seu futuro em jogo, tirar uma boa nota no Enem, pode significar, mais três ou quatro anos estudando, levando desvantagens financeiras em relação aqueles que vão direto ao mercado de trabalho, que são aqueles pouco animados em continuar os estudos, ou que se dão mal no Enen, por não ter feito um bom estudo durante os vários anos, ou não ter se preparado bem para a prova. Mas estudar um pouco mais, pode trazer maiores vantagens depois da conclusão do curso, e talvez após alguma experiência.
Se você é um dos canditados a fazer a Prova do Enem, ou até outra prova, talvez algumas dicas importantes poderão estar aqui. Não se desespere, deixe sua cabeça bem calma e desconcentre-se, não fique pensando na prova varias horas e dias antes da prova, para aprender mais alguma coisa é tarde, se tinha alguns anos para fazer isso. No dia da(s)prova(s) é preciso manter a tranqüilidade, durma muito na noite anterior e chegue cedo ao local da prova, para que não corra nenhum risco de stress devido ao perigo de chegar atrasado e não poder fazer a prova, mas se possível, converse com alguém fora da sala, se descontraia, e não se sente na sala, isso da uma sensação de agonia, ficar muito tempo sentado sem fazer nada, olhando para o além e pensando no futuro.
Não ligue para os professores, os pais às vezes fazem muita pressão, mas eles apenas querem o nosso bem, que as vezes não é dessa forma que queremos alcançar, por isso relaxe, e peça para os outros deixar que você relaxe. Apenas é bom ter a formula para redação dissertativa-argumentativa, e fazer uma ou duas tardes de concentração de umas 4 horas. Já defina em que momento faz a redação, é bom compreender bem a problemática, ou pergunta sobre o que escrever (acho bem fazer no meio da prova, pois aí já se tem alguns argumentos anotados que vieram a cabeça durante a prova. Se fizer a redação no inicio, se pode esquecer um argumento importante, que aparece numa parte da prova, ou no próprio pensamento, se deixar para o final, fica-se preocupado com o tempo, e tem medo de não conseguir copiar a redação a limpo(fazer num rascunho é bom,Pode-se aumentar muito a nota melhorando a coerência e coesão na redação e escrevendo-se mais legivelmente) e a cabeça não consegue se concentrar.
Não deve nem ligar pro Enem, ou uma prova inicial, é uma coisa muito fácil, sabendo a teoria e estando tranqüilo. A faculdade, ou anos de trabalho ao passar em um concurso vai ser muito pior, é alguma noite de sono perdida, para as provas, se fizer numa faculdade bem conceituada. Escrevo isso, pois fiz Enem nos últimos três anos, fui bem e não estudei especificamente nada nos últimos momentos, mas foram longos anos de empenho. Boas provas a todos
Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário