sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nova forma de pensar!?



Em suas principais teses desenvolvidas, os seres humanos fazem provir do conhecimento da razão, pela mente é que se constrói o mundo. As nossas duvidas, sugestões e opiniões estão presentes nesse local. Mas as questões da mente têm um caráter histórico, dependendo do contexto e período em que se estava e vivia, e isso justificava determinado conceito. Muitos aspectos desenvolvidos também são isolados, não se conectando com o restante que existe na realidade.

Usava-se da mente para organizar o mundo. Assim podem ser justificados como “científicos” determinados paradigmas, que servem para justificar argumentativamente aquilo que se quer transmitir. Mas quando ocorre esse acontecimento, há um foco em determinado aspecto e outros são encobertos, não há uma visão de totalidade. São aspectos da razão, e como condiz o pensamento de Kant, o ser humano não pode apreender a essência das coisas, mas somente seu fenômeno.

Diante dessa perspectiva, há uma reconfiguração do cenário epistemológico na atualidade, com novas “trilhas” para o saber, que se centram, na auto-organização, que significa que o mundo vivo possui um aspecto próprio que o sustenta e guia, sem necessitar estar esse aspecto no sujeito. Outro aspecto é a autopóiesis, que surge de sujeitos não conscientes, e diz que o sistema de funcionamento dos vivos não funciona como algo fechado, mas é dinâmico e de autonomia relativa. O último aspecto é o de complexidade, que é entendido como a vida algo que não pode ser analisado pelas partes pesquisadas, pois é reduzido nosso aspecto de captar a realidade.

Com essa nova forma de pensar, estão caindo paradigmas, conclusões que até pouco tempo eram tidas como verdades irrefutáveis. Os paradigmas que eram a grande forma de poder estão desaparecendo. E se está abrindo um aspecto de pensar criativo, do compreender a realidade, mas sob um olhar diferente, e quem consegue ter uma percepção aguçada disso, possui e é um diferencial, e consegue avençar na vida, sendo esse o novo ponto ao poder.

Seja um ser humano ativo, perceptivo, que faz a diferença para melhor numa sociedade, e não sejas apenas mais um, que está vivendo a vida, com o lema “deixa a vida me levar”, cada instante de sua vida é essencial, e deve, como pode ser bem aproveitado.

Estamos cheios, o mundo está cheio de pessoas que parecem com maquinas, que tem um verdadeiro olhar psicótico e mecanicista sobre o outro, mas esse preceito está se indo água abaixo, e novamente se deve resgatar valores para u dignidade do ser humano.

Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário