quinta-feira, 11 de março de 2010

Estruturas ou autonomia "Jonas Rafael Ludwig"




Diante da realidade em que vivemos, estamos fortemente inseridos em estruturas, dando até muitas vezes a impressão de sucumbirmos, não sermos seres autônomos, mas simplesmente inseridos num meio, que com nós presentes ou ausentes faz a menor diferença, já que é a estrutura que nos domina, por estrutura entende-se que são as instituições publicas ou privadas, também os meios de controlar o povo, como leis, normas.

Algumas perguntas podem ser fundamentais, e entre elas estão: podemos ser completamente independentes das estruturas? Somos nós que determinamos as estruturas ou as estruturas nos determinam? Elas são importantes, ou atrapalham nossa vida? Por uma primeira olhada, pode parecer que somos totalmente controlados pelas estruturas, ou completamente independentes (nós fizemos o que queremos). Isso explicado pelas seguintes posições: crê-se que as estruturas hoje vêm predominando e ganhando seu espaço dentro da sociedade fazendo o controle sobre todos. Pode-se até ter a idéia de nós não sobrevivermos sem leis, por exemplo, e também se pode ter a impressão que sem as leis ou as estruturas existentes, o mundo seria uma desordem mais do que já é, e isso, apesar de se discordar de algumas dessas estruturas. Também, por outro lado podemos ter a visão que nos sobrepomos a sociedade, que podemos nos impor como líderes na família, numa empresa que trabalharmos, na sociedade, na nossa própria vida, não se submeter a ninguém.

Mas provavelmente não conseguiremos obter um êxito, se seguirmos apenas uma das linhas, ficaremos muito limitados, então é preciso considerar que como pessoas podemos ajudar a montar e se impor nas estruturas, talvez não de todas, mas da grande maioria, porém não é preciso viver somente pregado a elas, precisamos ter uma vida própria, independente, fora das estruturas. Também estar somente ligado as estruturas, como as governamentais, a escolar e aceitação das normas, isso não é bom, pois ai nossa existência pode perder o sentido, e viver nesse caso significa o que?

Somos pessoas particulares, mas não de vivencia individual, ha relação com as pessoas, com as estruturas e com a vida, podemos e pelo direito que temos, vamos ajudar a organizar as estruturas, assim nossa vida e terá uma importância maior, e as estruturas não farão um mal, mas sim um bem. A escola, a governabilidade, a família terão um sentido a mais, e não só de pura tradição e obrigação.

Jonas Rafael Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário